TUDO SOBRE INVESTIGAÇÕES - BLOG DO DETETIVE

A Profissão de Detetive Particular

Profissão de Detetive Particular

É importante que você não confunda o RECONHECIMENTO da profissão com REGULAMENTAÇÃO da profissão. A profissão é RECONHECIDA desde 1957 pela lei no. 3.099 de 24/02/57 e o Decreto Federal no. 50.532 de 03/05/61 que dispõe sobre o funcionamento das AGÊNCIAS DE INFORMAÇÕES PARTICULARES.


Também é RECONHECIDA por todas as autoridades Policiais Civis, Militares e Federais, pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados e pelo Ministério do Trabalho, cujo código da profissão na Classificação Brasileira de Ocupações é 3518-05.


A profissão de Detetive Particular só foi regulamentada no ano de 2017 com a lei 13.432/2017
Antes disso funcionava sob uma autorização no código brasileiro de ocupações CBO
A ocupação do Detetive Profissional atualmente foi classificada, na CNAE – Classificação Nacional das Atividades Econômicas, na categoria de Atividades de investigação, vigilância e segurança, sob o código 74.60-8.

Quem pode fazer o curso e quanto ganha um Detetive Particular?

A Profissão de Detetive Particular

Qualquer pessoa acima de 16 anos completos pode fazer o curso de detetive particular. O curso não exige escolaridade mínima, uma vez que se trata de curso livre de capacitação básica e formação inicial, embora seja necessário que o aluno saiba ler e escrever corretamente, além, é claro, de gostar de estudar e de ter facilidade de aprendizado.


O ideal é que o candidato possua habilitação para carro e moto pois um bom detetive deve ter habilidades de direção pois se desloca no acompanhamento de pessoas e veículos. Portanto esta é uma habilidade inicial muito importante.


Segundo informações de algumas agências, o salário de um Detetive particular (campaneiro) gira em torno de R$ 5.000 a R$ 10.000 mensais. O valor pode variar de acordo com o tipo de publicidade e estrutura que o detetive possua e se tem empresa aberta, funcionários, etc.


Como iniciar na profissão de detetive?


O ideal se você não tem nenhuma experiência é começar a trabalhar para uma agência de detetives já estabelecida e iniciar no serviço de campana de rua. Aquele que você segue fisicamente a pessoa e registra estas informações através de fotos e filmagens e repassa ao cliente da agência no final do serviço.


Além de você ganhar um bom dinheiro, você ganha experiência e Know How para montar o seu negócio alguns anos depois.


O ideal é que você também seja habilitado para dirigir também motocicletas pois além de ser um veículo econômico, é mais fácil de se avançar um sinal de trânsito e se aproximar mais rapidamente e retomar a distância de segurança para não perder o investigado de vista.

Gostou desse artigo? compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procurando um detetive particular

Selecione sua cidade e solicite um Orçamento Grátis com a agência mais perto de você.

plugins premium WordPress